Terça, 12 de dezembro de 201712/12/2017
86 99521-2685
Nublado
26º
33º
36º
Teresina - PI
Erro ao processar!
whmcs
Noticia da Africa e Europa
Noticia da Africa e Europa

Não quero ser Tiago 4:4

INTERNACIONAL
SOMÁLIA É UM DOS PAÍSES COM MAIS ATAQUES TERRORISTAS NO MUNDO
Jihadistas do Al Shabab, grupoligado à Al-Qaeda, atacam bases militares e alvos civis e tentam derrubar governo central apoiado pela ONU e União Africana. País integra lista de dez locais com 75% dos ataques no mundo.
Azarias Macaza DONDO - Moçambique - PI
Postada em 19/10/2017 ás 07h06 - atualizada em 19/10/2017 ás 07h21
SOMÁLIA É UM DOS PAÍSES COM MAIS ATAQUES TERRORISTAS NO MUNDO

.


A Somália é um dos países que mais registram ataques terroristas no mundo. Combatentes do grupo jihadista Al Shabab, ligado à Al-Qaeda, controlam amplas zonas do sul e do centro do país e tentam derrubar o governo central apoiado pela ONU e pela União Africana, atacando constantemente bases militares e alvos civis.


Em julho deste ano, um estudorevelou que a Somália integra uma lista comdez países onde ocorrem 75% de todos osataques terroristas no mundo, ao lado de Iraque, Afeganistão,Índia, Paquistão, Filipinas, Turquia, Nigéria, Iêmen e Síria.As estatísticas foram reveladas pelo Consórcio Nacional para o Estudo do Terrorismo e Reações ao Terrorismo, um "centro de excelência" do Departamento de Segurança Interior do governo dos Estados Unidos localizado na Universidade de Maryland.


O país vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado. Isso deixou o país sem um governoefetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra que respondem aos interesses de um clã determinado e grupos armados.A última eleição realmente democrática na Somália aconteceu em 1969.


Além dos ataques terroristas, os jihadistas também impedem o acesso de grupos humanitários, o que agrava a fome no país, atingido ainda por uma forte seca. No início deste ano, a ONU estimou que mais de 6 milhões de somalis precisavam de ajuda urgente, o que correspondia a mais da metade da população.Em fevereiro, o governo decretou catástrofe nacional ea Unicef estimou que 270 mil estavam em estágio de desnutrição grave. Segundo a ONU, 950 mil crianças menores de cinco anos sofreriam desnutrição aguda neste ano, das quais 185 mil morreriam se não recebessemtratamento médico imediato.


PRESIDENTE


Em fevereiro deste ano, a Somália elegeu seu novo presidente após tereleições adiadas por cinco vezes. O ex-primeiro-ministroMohamed Abdullahi Farmajo foi eleito pelo parlamento, depois de seis horas de votação e duas rodadas de votação.Reunidos no aeroporto internacional de Mogadíscio, os parlamentares somalis fizeram as votações em meio a fortes medidas de segurança para evitar novos ataques do Al Shabab.


Protegido pela Amisom, o aeroporto de Mogadíscio é considerado o local mais protegido da capital. Nele se encontram os escritórios da ONU, de várias organizações humanitárias e embaixadas.

FONTE: Lusa
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Azarias Macaza
Azarias Macaza

Não quero ser Tiago 4:4

DONDO - Moçambique - PI
+258 84 6783818
Azariasmacaza95@gmail.com
www.noticiaemcena.com.br/

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
O BRASIL VAI MUDAR COM O PRESIDENTE TEMER ?

NUNCA
1904 votos - 63.8%

NÃO ACREDITO
790 votos - 26.5%

SIM ACREDITO
240 votos - 8.0%

VAI SIM
48 votos - 1.6%